Cabo Polônio

Leões – Marinhos no verão de Cabo Polônio

Leões – Marinhos no verão de Cabo Polônio
16 jan 2015
Atualizado em: 25/08/2017

Em Cabo Polônio, um balneário escondido e protegido no Litoral do Uruguai, o verão é a época de turistas e filhotes de lobos e leões-marinhos.

Uma das maiores colônias destes animais na América do Sul vive tranquilamente em três pequenas ilhas, chegando muitas vezes até a praia repleta de pedras e mariscos.

Histórias antigas contam que o nome veio de um galeão espanhol, desaparecido nesta região da costa. Mais um dos inúmeros naufrágios registrados aqui antes da construção do Farol em 1880.

Aos pés do farol, a vila vive até hoje sem energia elétrica ou água encanada. Mas vem crescendo ano a ano com a vinda dos turistas, principalmente no verão.

Para chegar até este pequeno paraíso cercado por belas praias de areia branca, é preciso vencer nove quilômetros de dunas de até 20 metros de altura. Quem não tem fôlego para vir à pé, percorre o trecho em um dos curiosos veículos 4 x 4 que partem durante o dia todo do Centro de Visitantes.

A entrada para Cabo Polônio fica nas margens da Ruta 10, a 260 quilômetros de Montevidéu e 660 quilômetros de Porto Alegre. Eu cheguei até lá num grande roteiro de carro pelo Uruguai.

Leia mais sobre esse lugar incrível e a nossa jornada pelo sul:

Cabo Polônio: entre duas, praias e leões marinhos

Roteiros de Porto Alegre a Montevidéu: como ir e o que visitar

 

por Cassiana Pizaia
compartilhe:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *