Video

Viagem pela Palestina

13 set 2017
Atualizado em: 29/09/2017

No começo de 2017 eu viajei para a Palestina com a família, uma câmera e uma ideia na cabeça: conhecer e registrar um país que não aparece nos noticiários. Conduzidos por um taxista palestino e guiados por Ruayda Rabah, presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros na Palestina (e minha cunhada!), percorremos lugares sagrados, sítios arqueológicos, cidades históricas e comunidades que cultivam oliveiras centenárias e um modo de vida ancestral.

Nossa jornada começou na fronteira com a Jordânia e atravessou o pais de norte a sul, indo muito além dos locais turísticos mais tradicionais como Jerusalém e Belém.

Percorremos o deserto e as terras férteis do Norte. Entramos em Nablus, Jenin, Hebron e dezenas e vilas e aldeias. Conhecemos Jericó, a mais antiga cidade habitada do mundo. No caminho, descobrimos igrejas milenares quase desconhecidas, mosteiros à beira de precipícios e histórias de resistência e superação.  O filme, editado pelo jornalista Vinícius Sgarbe, revela uma Palestina fascinante e pouco conhecida, muito distante de estereótipos e preconceitos.

O documentário Viagem pela Palestina foi exibido no Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, como parte de um painel que discutiu a importância do turismo para a paz.  Em Curitiba, o lançamento em tela grande teve o apoio da Fundação Cultural da cidade e lotou a Cinemateca. Outras exibições estão sendo programadas.

 

Viagem pela Palestina na imprensa

 

Globo.com

Venha conferir a estreia do documentário sobre a Palestina

BandNewsFM

Jornalistas de Curitiba lançam documentário Viagem Pela Palestina

Portal UOL

Sem lei de incentivo, jornalistas lançam documentário Viagem pela Palestina

Agência de notícias Brasil – Árabe

Brasileira viaja pela Palestina e produz filme

Brasilian travels across Palestine and produces film

Guia Gazeta do Povo

Filme: Viagem pela Palestina

Foz do Iguaçu

Documentário é lançado em Foz do Iguaçu

Viagem pela Palestina é lançado no Festival Internacional de Turismo das Cataratas

 

 

por Cassiana Pizaia
compartilhe:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *